
Não sei se acontece só comigo mas quando me chega ao nariz um cheiro de um perfume ou de um creme que usei em determinada fase da minha vida, ou em determinado lugar, é como se lá voltasse. Consigo rever nitidamente o lugar, o que me rodevava, o que estava a fazer, até consigo trazer as sensações que me cabiam nesse lugar ou altura.
É uma sensação muito estranha... Um cheiro transportar-nos até tão longe... fazer-nos sentir coisas que já estão tão distantes...
Quando cheiro o creme de corpo que comprei quando fui numa viagem a barcelona é impressionante como num simples inalar já me revejo naquele quarto de hotel, com as pessoas que comigo lá estavam, e consigo ter de volta algumas sensações daquela altura... parece que sou teletransportada por instantes. Quando cheiro um perfume que a minha irmã usou numas férias, relembro os momentos em que nos preparavamos para, no fim de jantar, irmos passear pela avenida à beira mar... Quando cheiro uma espuma do cabelo que comprei quando fui ao Brasil é como se lá voltasse e sentisse o ar quente e pesado, mas maravilhoso, daquele paraíso.
É por isso que eu dou muita importância aos cheiros e perfumes. Reconheço gente, associo coisas, busco sensações, através dos cheiros. Tenho extrema dificuldade em mudar de perfume, porque adoro que cada pessoa tenha o seu cheiro. É tão bom quando passamos no meio de uma multidão e, de repente, surge um cheiro que nos lembra alguém. E, nesse instante, enche-nos o coração de lembranças e emoções. Adoro quando me tapam os olhos e nem preciso de tocar para identificar a pessoa porque o cheiro a denuncia... Adoro que reconheçam o meu cheiro. Adoro que digam que é doce e quente. Adoro que digam que é peculiar e que, o mesmo perfume noutra pessoa, não tem o mesmo cheiro que em mim.
Adoro cheiros. E adoro que sejam próprios de alguém.