Amigas de carteira

Não trazem lembranças desses tempos?
Tive algumas companhias de carteira, desde a primária até a fim do secundário (agora na faculdade é onde calha), só uma foi mais fixa e certa, mas carrego a lembrança de todas. Na primária tive três, a R., que era pequenina como eu, o P., que me fez companhia simplesmente para a professora se certificar que não o deixaria distrair-se, e depois a B., que foi minha companheira de carteira e de tudo na vida até aos meus 16 anos. Mais de 5 anos lado a lado, como unha e carne. Depois mudou-se para outra escola e ficamos um bocado mais afastadas, mas ainda hoje somos grandes amigas e nos lembramos uma da outra como a amiga marcante de sempre. No secundário andei um bocado mais perdida. Perdi o grupo sólido e seguro de amigos que até então sempe me acompanhara e andei de bando em bando! Fiz novas amizades, perdi antigas e cresci. Nesses três anos tive a J. como companheira de carteira durante alguns poucos meses e depois passou a ser a L. até ao fim do 12º.
Companhia de carteira... Talvez não se dê grande importância a isso, mas para mim é uma das coisas simples que trazem grande significado. Entrar na sala, sentar e esperar pela amiga que se sentará ao nosso lado, às vezes esperar pelo caderno dela para copiar trabalhos de casa em falta, outras vezes para pôr apontamentos em dia. Às vezes ansiosas por aquela aula que não é assim tão importante para se poder tagarelar do início ao fim=). Eu era sempre a preguiçosa! A professora ditava o sumário da aula e eu nunca ouvia, tinha de o copiar quase sempre do caderno vizinho. A professora escrevia no quadro e quando já queria apagar para escrever nova dose eu ia ainda a meio, lá me servia da escrita em tempo certo do lado!! Havia aulas em que me sentava na fila da frente, outras na fila mais atrás. Tudo dependia da disciplina ser mais ou menos importante ou da maior ou menor vontade de atenção!! Mas sozinha é que nunca estava. Era certo que dentro e fora da sala tinha a minha companhia. Hoje tenho ainda bem presente na minha memória as caligrafias das pessoas que se sentaram do meu lado! A B. escrevia preferencialmente a verde e azul=). Os títulos nunca no centro da folha, gostava mais no canto esquerdo. A letra era redondinha e fazia sempe apontamentos para os testes. Eu também fazia, mas os dela eram mais bonitos=)! A J. também foi muito especial para mim, mas fugiu me rápido!! E é assim que pequenas coisas da vida nos marcam e deixam lembranças bem nítidas, que podemos fazer passar como slides que fazem alguns largos anos parecerem estar a um curto alcance nosso.


P.S.: agora na faculdade é tudo tão pouco nosso... é tudo tão mais material, tão mais frio e distante. Não existe aquela carteira que nos espera, aquele lugar que é o nosso. Agora cada aula é um lugar diferente, um assento diferente. Não nos adianta de nada trocarmos a cadeira que manca porque não estranha que na próxima calhemos nela.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

6 Response to "Amigas de carteira"

  1. Maria says:
    2 de setembro de 2009 às 21:45

    Podes não ter uma carteira que te espera, mas espero que sintas haver uma casa que te espera...

    Beijinhos, companheira

  2. Margarida says:
    2 de setembro de 2009 às 22:40

    as amigas de carteira partilham tanto connosco, e mesmo que na altura nao reparemos, quando nos separamos, fazem tanta falta...

  3. R says:
    2 de setembro de 2009 às 22:48

    Olá Izze, já vi que passaste pela Mansarda. Então as férias, têm sido boas?

    Quanto ao teu post. As nossas companheiras de carteira, são naquela altura amigas muito importantes. Mas à medida que vamos crescendo, nos estudos e na idade, vamos tendo novas companhias, novos amigos.Por vezes as amizades dos bancos de escola, continuam, mas a maioria das vezes as pessoas afastam-se, quando acaba a escola. Porque deixam de conviver. É natural. Beijokas

  4. Sara Cunha Says:
    2 de setembro de 2009 às 23:34

    Na faculdade é onde calha mas a amiga de carteira é sempre a mesma, em todas as aulas, em todas as salas.. :)

  5. Silvana says:
    3 de setembro de 2009 às 12:42

    achei tão giro este texto *-*
    ainda á pouco tempo pensava nisso, enquanto remexia a minha carteira e via fotos de grupo do 5º, 6º e 7º ano, era todo tão giro.
    as minhas amigas davam-me fotos delas e queriam que eu andasse semprecom a fotografia na carteira para não as esquecer.
    como as coisas mudam, e aquelas amizades que juramos ser eternas se desfalecem, penso muito nisso e fico com pena.

    gostei mesmo do texto e do teu blog :)

  6. Raquel C. Macias says:
    4 de setembro de 2009 às 17:39

    Mudei muitas vezes de Terra e de Escola, tive que deixar muitos amigos a cada mudança e sempre foi muito difícil ter daquelas amizades que começam quase no berço e continuam vida fora... Mas recordo todos os amiguinhos da minha infância, com saudade.

    Beijocas*

Copyright 2009 Encontra-me...
Free WordPress Themes designed by EZwpthemes
Converted by Theme Craft
Powered by Blogger Templates